IDENTIFICAÇÃO:
Escola Estadual Evangélica Assembléia de Deus
Barra do Bugres –MT
2º Ciclo, 2ª Fase, vespertino
Professora: Ana Faria da Silva Von
Dentz
Atividades desenvolvidas como requisito para
complementação de horas do Curso Alfabeletrar.
CONSTRUINDO UM
GEOPLANO
O geoplano foi criado por Caleb Gattegno,
professor do Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra,
por volta de 1960. Desde aquela época passou a ser utilizado por diversos
professores para ensinar Geometria.
Esta atividade foi realizada em grupo. Construímos
este material com malha quadriculada de 2 cm com o objetivo de :
- Desenvolver a
percepção visual de formas geométricas planas;
- Comparar, ampliar e
reduzir formas e figuras;
- Fazer uso de
nomenclatura adequada às formas;
- Explorar as medidas
de superfície – áreas e perímetros- de algumas formas geométricas planas como
quadrado, triângulo e retângulo
- Usar régua para
desenhar.
Foi
possível também utilizá-lo no estudo da tabuada, pois o material é um recurso
bastante eficiente para o trabalho com a multiplicação.
BRINCANDO COM O
TANGRAM
O
trabalho com o tangram também foi uma sugestão do curso Alfabeletrar,
ministrado pelos professores formadores do CEFAPRO. É um interessante material
de apoio para o desenvolvimento do raciocínio geométrico, por isso pode estar
presente nas aulas de Matemática e nas aulas de Educação Artística,
desenvolvendo a criatividade e a imaginação por meio da criação de figuras.
Ele foi desenvolvido nesta sala com o
propósito de:
- Conhecer a origem e o significado da palavra Tangram.
- Observar e manipular as peças que compõe o Tangram.
- Conhecer a origem e o significado da palavra Tangram.
- Observar e manipular as peças que compõe o Tangram.
- Identificar as sete peças que fazem
parte do Tangram
- Classificar as peças do Tangram de
acordo com a forma, a cor e as propriedades das figuras.
- Construir figuras diversificadas a
partir das peças do Tangram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário