domingo, 8 de agosto de 2010

FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE

Nietzsche foi um importante pensador alemão do século XIX. Sua filosofia criticava a cultura ocidental e suas religiões. Através das publicações, Nietzche vem despertando cada vez mais o interesse de muitos leitores e isso, certamente, acontecem pelo fato de ser ousado, perspicaz e, acima de tudo um crítico singular dos valores, dos fundamentos, da sociedade em fim, de toda a existência humana. Intitulou-se como “dinamite” e cunhou a expressão “O evangelho morreu na cruz” abalando a fé cristã de muitos. Considerava “PARA ALÉM DO BEM E DO MAL” a sua obra mais importante. Nesse livro ele afirma: “questionar os valores morais implica descrever sua origem e sua história. Os valores originam-se da reação dos fracos, que colocam o bem como a negação das ações dos poderosos”. Para Nietzsche é bem o que vem da vontade de potência, é mau o que vem da fraqueza.
A filosofia de Nietzsche foi divulgada no Brasil através de artigos publicados por José Veríssimo, em 1902, no Correio da Manhã. Atualmente, as suas frases têm proliferado como moda filosófica; há um número expressivo de palestras, artigos e pessoas utilizando em seus diálogos fragmentos ou citações imortalizadas por esse irreverente filósofo.

"Ensino que a vida jamais deveria ser modificada ou esmagada devido à promessa de outro tipo de vida futura. O imortal é esta vida, este momento."(Quando Nietzsche chorou)
 

"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."


"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."


"Temos a arte para não morrer da verdade."


"Aquilo que não me mata, só me fortalece."

"Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos."

"O medo é o pai da moralidade."

"Não é a intensidade dos sentimentos elevados que faz os homens superiores, mas a sua duração."

"Aquele que sabe mandar encontra sempre quem deva obedecer."

"O castigo foi feito para melhorar aquele que o aplica."


"As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras."