sábado, 9 de abril de 2011

ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA / PROJETO SALA DO EDUCADOR

     Aconteceu no dia 22 de março, nas dependências da Escola Estadual Evangélica Assembléia de Deus, o 1º Encontro de Formação Continuada dos Professores e Equipe Técnico-Pedagógica da unidade escolar. A reunião coordenada  pelo Departamento Pedagógico da escola teve como  objetivo discutir os temas e a metodologia para o desenvolvimento do PROJETO SALA DO EDUCADOR.
        O tema escolhido para dar inicio a esses encontros de formação foi o estudo da lei a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
O QUE DIZ A LEI?
        Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e  privados,  torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
      O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
      Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.