sexta-feira, 6 de setembro de 2013

PARA AQUIETAR O CORAÇÃO




Oração a São Jorge

      Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
      Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
      Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
     Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

       São Jorge Rogai por Nós.

SALMO 1

Hoje li este salmo por sugestão da professora Judite Malaquias. Realmente o texto é muito interessante e a sua mensagem é clara: aquele que segue os ensinamentos de Deus e mantém-se firme na Sua palavra com verdade e obediência será recompensado em abundância, em paz e em justiça..
1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
3. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.







terça-feira, 3 de setembro de 2013

CLARICE LISPECTOR / PROSA INTIMISTA



Clarice Lispector é uma escritora formidável. Talvez a melhor da sua geração. Escreveu textos de vários gêneros, mas ficou conhecida pelas suas produções introspectivas, cujo propósito é fazer com que os leitores afastem-se das crises sociais e mergulhem-se nas crises individuais, na sua consciência e na sua intimidade.


TRECHO DO LIVRO A HORA DA ESTRELA
Neste trecho ela descreve algumas atitudes e alguns comportamentos de Macabéa, personagem principal do livro A Hora da Estrela. A  narrativa assusta, é fria , mas apresenta  o questionamento do ser, o estar no mundo, o intimismo, a pesquisa do ser humano.


... dormia de combinação de brim, com manchas bastante suspeitas de sangue pálido (...) Dormia de boca aberta por causa do nariz entupido.
      Ela nascera com maus antecedentes e agora parecia uma filha de não-sei-o-quê com ar de se desculpar por ocupar espaço. No espelho distraidamente examinou as manchas do rosto. Em Alagoas chamavam-se 'panos', diziam que vinham do fígado. Disfarçava os panos com grossa camada de pó branco e se ficava meio caiada era melhor que o pardacento. Ela toda era um pouco encardida, pois raramente se lavava. De dia usava saia e blusa, de noite dormia de combinação. Uma colega de quarto não sabia como avisar-lhe que seu cheiro era morrinhento. E como não sabia, ficou por isso mesmo, pois tinha medo de ofendê-la. Nada nela era iridescente, embora a pele do rosto entre as manchas tivesse um leve brilho de opala. Mas não importava. Ninguém olhava para ela na rua, ela era café frio.
       Assoava o nariz na barra da combinação. Não tinha aquela coisa delicada que se chama encanto. Só eu a vejo encantadora. Só eu, seu autor, a amo. Sofro por ela.
     Então - ali deitada - teve uma úmida felicidade suprema, pois ela nascera para o abraço da morte. (...)